segunda-feira, setembro 29, 2008

Modernos são os Clássicos

FEDERICO FELLINI:

"AMARCORD" NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

30 DE SETEMBRO | 14h 30 e 21h 30


FEDERICO FELLINI

Um dos mais visionários cineastas italianos de sempre, Federico Fellini, toma nos próximos dois meses, o lugar central do ciclo MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS, onde poderemos ver este mês e no próximo duas das obras mais carismáticas do realizador em cópia restaurada de 35 mm, no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA.

Para começar, já no próximo dia 30 DE SETEMBRO, terça-feira, teremos um dos mais emblemáticos filmes realizados por este mestre italiano: AMARCORD, obra nostálgica e autobiográfica que viaja até à pequena vila de Rimini durante o regime fascista de Mussolini; um mundo onde a ficção e a realidade, a fantasia e o mundo exterior se confundem constantemente. AMARCORD venceu em 1974 o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e tornou-se imediatamente um clássico do cinema para todas as idades. O filme será apresentado como abertura do ciclo dedicado a Federico Fellini em duas sessões diárias (pelas 14h 30 e 21h 30) no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. Já a 21 de Outubro, será a vez de observarmos A DOCE VIDA (1958).

"Ainda hoje, o que mais surpreende em AMARCORD é o facto de estarmos perante uma fabulosa proeza de sofisticação técnica e industrial e, ao mesmo tempo, um exercício eminentemente pessoal de Fellini. Ao evocar Rimini, a sua cidade natal, o autor de A DOCE VIDA (1958), [...] elaborava uma espécie de delirante bloco-notas das suas memórias mais íntimas. AMARCORD existe, assim, como um gigantesco painel humano, onde, de uma só vez, podemos descobrir um exercício radical de introspecção e uma apoteose do cinema como fenómeno maior do que a vida. Era ainda o tempo, afinal, em que o cinema italiano era uma referência central na dinâmica de todo o cinema europeu."

João Lopes, Premiere, Agosto de 2003

MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema.

Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, entre outros.

quarta-feira, setembro 24, 2008

MUNDO DA MAÇÃ | 26 A 28 DE SETEMBRO


MUNDO DA MAÇÃ | 26 A 28 DE SETEMBRO - inauguração marcada para as 10h00 do dia 26 de Setembro (6.ª feira)

O Mundo da Maçã vai passar pela cidade de Alcobaça de 26 a 28 de Setembro, na zona envolvente ao Mosteiro. Entre um inúmero conjunto de actividades, a 5.ª edição deste “saudável” evento, conta com os seguintes destaques:

  • Semana gastronómica (26 de Setembro a 5 de Outubro);
  • Apple Parade (exposições de rua) - 21 maçãs gigantes com cerca de 1.2 mts de diâmetro, decoradas e pintadas por artistas plásticos;
  • Tenda expositiva e de divulgação (a funcionar das 10h00 às 23h00);
  • "Caminhada da Maçã de Alcobaça" (28 de Setembro) - As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 25 através do telefone: 262 580 908;
  • Degustação - prova (oferta) de maçãs e sumos da Maçã de Alcobaça;
  • Rastreios de índice de massa corporal, tensão arterial e glicémia: Dia 26: 18h às 20h | Dia 27 e 28 : 10h às 12h - (tenda)
  • Espectáculos musicais: Rancho Folclórico do Acipreste (Dia 26 às 21h00); Rancho Folclórico do Vimeiro (Dia 27 às 21h00) e Rancho Folclórico dos Moleanos (Dia 28 às 17h00)
Para mais informações consulte o site em www.alcobaca.pt

segunda-feira, setembro 22, 2008

UM OLHAR SOBRE A SEMANA, Novo Programa da Rádio Cister, aos Domingos entre as 12 e as 13 horas


UM OLHAR SOBRE A SEMANA

A RÁDIO CISTER, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz), estreou no passado Domingo, dia 14 de Setembro, o seu novo programa de reflexão e comentário político UM OLHAR SOBRE A SEMANA. Esse novo espaço semanal do Departamento de Informação da RÁDIO CISTER tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional, nacional e internacional. UM OLHAR SOBRE A SEMANA é um programa editado, apresentado e moderado por JOSÉ ALBERTO VASCO, tendo como comentadores residentes JOSÉ ANTÓNIO CANHA, JOSÉ COSTA E SOUSA e VALDEMAR RODRIGUES. UM OLHAR SOBRE A SEMANA, todos os domingos, entre as 12 e as 13, na RÁDIO CISTER de ALCOBAÇA!

quinta-feira, setembro 18, 2008

RABISCUITS 2008 mostra de arte experimental no centro histórico de Alcobaça

RABISCUITS 2008 mostra de arte experimental

19.20.21 setembro

CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA

Perante o sucesso da edição anterior, o Rabiscuits 2008 tem uma vez mais a intenção de evoluir e apresentar obras nas mais diversificadas áreas da arte contemporânea e experimental. Com as mais variadas formas de expressão artísticas: Artes plásticas (Pintura, Escultura, Instalação e Vídeo); Artes performativas; Artes sonoras e Vídeo. Apresentadas sobre a forma de Mostras (Documentário e Curtas metragens), Exposições, Concertos e Workshops, pretende-se mais uma vez envolver instituições locais em prol dos novos valores de arte contemporânea e do desenvolvimento cultural da região de Alcobaça.

Programa Rabiscuits 2008 (carregue na imagem para ampliar)

Uma excelente iniciativa cultural que merece seguramente ser acompanhada!

segunda-feira, setembro 15, 2008

Um grande poeta do concelho de Alcobaça: Paulo Ferreira Borges

Existem no concelho de Alcobaça pessoas verdadeiramente notáveis que permanecem entre nós como que num resguardado silêncio, como convém aos artífices do eterno. É o caso de Paulo Ferreira Borges, poeta natural de Pataias e cuja poesia é de uma beleza contagiante e quase mágica. Nascido em Pataias em 1961, Paulo Ferreira Borges cursou Direito, tendo por essa altura colaborado com o DN Jovem onde publicou alguns dos seus primeiros poemas. Foram-lhe atribuídos os prémios de Revelação de Poesia Fernando Pessoa 2001, pelo livro A Água Materna dos Poentes, e de Revelação de Poesia da APE/IPLB 1999 pelo livro Para Tentear a Desmesura. Do seu último livro, intitulado Do Tempo Sitiado, retirámos alguns versos que espelham bem a qualidade da sua poesia:

As mães trazem cerejas numa cesta de vime
Nas noites de vésperas, os seus dedos
cheiram a pão-de-ló, a erva-doce, a canela,
a raspa de limão, e nos seus olhos vertiginosos
derrama-se uma cor de fogo escuro, semelhante
à do licor de ginja que dorme na paciência de vidro
das garrafas depois de incorporar as últimas pétalas de sol.


(...)

As mulheres tinham varandas, pequenas cercanias
que se prolongavam dos olhos, da boca, do ventre
onde penteavam os seus longos cabelos pretos
e se punham a pensar, a tecer os filhos, a estender a roupa branca
com uma mola de madeira apertada nos dentes.
Nas varandas mais recônditas
as mulheres labiavam preces, terçavam promessas
intercediam, mediavam, nutriam as lamparinas
de azeite, até ao dia em que os filhos
regressavam das guerras ou de outras tormentas.
As mulheres tinham varandas. E quando morriam
era numa toda envidraçada
que dava para dentro dos seus corações.

(Editora: Textiverso, Capa: Aguarela de Mário Botas, Patrocínio: Junta de Freguesia de Pataias)
Um grande poeta a seguir com muita atenção, pelo que o Bazar das Monjas recomenda aqui vivamente a compra dos seus livros!

domingo, setembro 14, 2008

Festa de Santa Eufémia, Padroeira da Freguesia de Cós

(clique na imagem para ampliar)

sábado, setembro 06, 2008

Nazaré em Festa 2008!

A Sagrada Imagem de Nossa Senhora da Nazaré

O nosso "vizinho" Tinta Fresca dá-nos conta de que a Nazaré volta a estar em festa, em Honra de Nossa Senhora da Nazaré. Os festejos de devoção a Nossa Senhora, evento de cariz profundamente religioso que se realiza desde 1182 no Sítio da Nazaré, arrancam já esta sexta-feira, dia 5, e prolongam-se até ao dia 14 de Setembro de 2008. O dia 8, Feriado Municipal, dia consagrado a N. Sr.ª da Nazaré, é o ponto alto das festividades com a realização da Eucaristia Solene, presidida pelo Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Anacleto Cordeiro Oliveira, às 11h00, seguida da Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Nazaré e a Bênção do Mar, no Bico da Memória.

O Parque Atlântico, rodeado por um grandioso cenário de pinhal e de mar, volta a ser o palco do evento “Nazaré em Festa”, a vertente de animação desta multissecular festa.

Durante os dez dias, o público pode encontrar, aqui, um conjunto vasto de actividades lúdicas, como a popular feira, diversões, exposições temáticas, stands de representação institucional, pavilhão de novas tecnologias da informação com acesso gratuito à Internet, ateliers de ocupação de tempos livres para os mais pequenos, e outros espaços de animação. Destaque ainda para a área de restauração e doçaria, onde será possível apreciar os sabores tradicionais da gastronomia portuguesa.

Destaque, ainda, para a festa do fogo-de-artifício com espectáculos no dia 8, às 00.30, e no dia 13, à 01.30 horas.

O “Nazaré em Festa” é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré e da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Programação do “Nazaré em Festa”

Dia 5
22.00h - Espectáculo de dança AMA Nazaré
Com as classes de Ballet, Danças de Salão e Hip Hop
23.30h – Concerto da Associação Filarmónica da Nazaré
Dia 6
22.30h - Per7ume
Dia 7
22.30h - "O Peso Certo" com Fernando Mendes
Comédia ligeira com Fernando Mendes, Sónia Brazão, António Vaz Mendes e Luís Portugal
Dia 8
17.00h - Espectáculo com o Padre José Luís Borga
22.30h - Espectáculo musical “Taveira e Companhia”
Dia 9
22.30h - Bandas do Concelho
Dia 10
22.30h - Bandas do Concelho
Dia 11
22.30h – Espectáculo “Afro Club”
Dia 12
22.30h – Espectáculo com “Ruth Marlene”
Dia 13
22.30h - Espectáculo musical Banda "Êxito Brasil"
Dia 14
22.30h - Mê-Quintet Combo de Jazz da AMA Nazaré

Etiquetas:

Levantamento dos trabalhos concorrentes ao PRADBA 2007

O Bazar das Monjas solicita a todos os concorrentes que ainda não levantaram os seus trabalhos que o fizessem com a brevidade possível (de acordo com o Regulamento o prazo para o levantamento dos trabalhos terminou no passado dia 17 de Agosto). Os trabalhos encontram-se devidamente embalados, não havendo a necessidade de os concorrentes se preocuparem com o acondicionamento dos mesmos. Após umas (merecidas) férias iniciadas no dia 18 de Agosto, o Bazar regressa à sua actividade no próximo dia 13 de Setembro, por ocasião da Festa em honra de Santa Eufémia, padroeira da nossa freguesia. Cá os esperamos a todos!

Etiquetas: