sábado, junho 20, 2009

OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES DE CRIANÇAS E JOVENS NO CONCELHO DE ALCOBAÇA (E ARREDORES)

Nenhuma sociedade que se pretenda civilizada permite que as suas crianças e jovens passem inutilmente (por exemplo em casa, defronte da televisão ou do computador) os mais de dois meses de férias escolares de Verão que o nosso sistema educativo proporciona. É por isso dever de todos, das famílias, das organizações da chamada "sociedade civil" e das entidades com resposnabilidades políticas (nomeadamente câmaras municipais e juntas de freguesias) providenciar às crianças e aos jovens actividades de ocupação produtiva dos tempos livres, permitindo-lhes alargar os seus horizontes de conhecimentos e valorizarem-se pessoal e humanamente. É, infelizmente, bastante pouco o que existe nesta matéria no nosso concelho de Alcobaça, e nomeadamente para os adolescentes e jovens com idades superiores a 12 anos. Porque achamos inportante divulgar estas actividades, deixamos aqui algumas sugestões, e pedimo-vos que nos contactem caso saibam de alguma actividade ou programa existente.

Para além do Agrupamento de Escuteiros 522 Coz, que de há muito organiza várias actividades de Verão, incluindo o seu célebre acampamento, louvável é também o programa da ESDICA de ocupação de tempos livres que abaixo indicamos (carregar sobre a imagem para ampliar).

Também soubémos que a Academia de Múisica de Alcobaça vai organizar este Verão pequenos cursos de intrumentos musical, ligando assim de forma excelente a ocupação de tempos livres à cultura musical dos nossos jovens.




Do vizinho concelho da Nazaré chegaram-nos novas sobre actividades educativas para crianças e jovens, organizadas pelo no excelente Museu Dr. Joaquim Manso. Aqui ficam indicadas para quem estiver interessado. Obrigado, ao Museu, pela comunicação. E parabéns pelas iniciativas!


1. Como se veste a Nazaré
Oficina pedagógica - atelier

Actividade infantil dedicada ao traje tradicional da Nazaré. Após visita temática ao Museu, recorrendo a miniaturas de peças de vestuário e a actividades de expressão plástica, os participantes podem ficar a saber mais sobre a estrutura deste tipo de traje e o seu enquadramento socio-económico, associando a descoberta de conhecimentos ao gosto lúdico pela moda e o vestuário.

Público-alvo: 6 aos 10 anos
Data: a partir de 23 Junho
Horário (duração): Terça-feira e Quinta-feira, 90 minutos
N.º de participantes: 25 (máximo)
Marcação prévia
Inscrição gratuita

2. Aprender com o barro
Oficina pedagógica - Atelier

Através da utilização do barro, as crianças constroem a sua interpretação de elementos da cultura local constantes do percurso do Museu Dr. Joaquim Manso. Paralelamente, será explorada uma pequena exposição didáctica sobre o emprego do barro nas artes de pesca e sobre uma antiga olaria existente na Nazaré.

Colaboração do Museu de Cerâmica, das Caldas da Rainha.

Público-alvo: 6 aos 10 anos
Data: Julho de 2009
Horário (duração): Quarta-feira e Sexta-feira, 90 minutos
N.º de participantes: 25 (máximo)
Marcação prévia
Inscrição gratuita

3. "(Re) Descobrir a Nazaré"
Visitas guiadas

Através de visitas guiadas e da partilha de saberes e memórias, o público pode (re) encontrar-se com a identidade cultural da Nazaré.

Público-alvo: público sénior
Data: Julho de 2009
Horário (duração): Terça a Sexta-feira - 40 minutos
N.º de participantes: 25 (máximo)
Marcação prévia
Inscrição gratuita

CONTACTO:

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho - Sítio
2450-065 Nazaré
telef. 262562801
fax. 262561246
e-mail: mdjm@imc-ip.pt mdjm.directora@imc-ip.pt>
http://mdjm-nazare.blogspot.com

O Armazém das Artes, em Alcobaça, promove também este Verão uma interessante iniciativa para ceianças dos 6 aos 12 anos. Trata-se de uma Oficina de Pintura, espaço que permitirá estimular nas crianças o gosto pelas artes. É mais uma iniciativa a saudar no nosso concelho!


(carregue aqui para ir oara o Armazém das Artes)

Etiquetas: ,

terça-feira, junho 16, 2009

1º Encontro Rosa Esperança. Será em Fátima, no dia 21 de Junho






Vai ser um dia memorável... não faltem.

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 08, 2009

EXPOSIÇÃO "QUOTIDIANO" DE FOTOGRAFIAS DE NELSON FERNANDES, INAUGURA DIA 13 DE JUNHO, ÀS 15 HORAS

(carregue sobre a imagem para ampliar)

Deixamos aqui, em baixa resolução, uma pequena mostra da belíssima fotografia deste jovem artista da nossa terra. Esperamos que vos aguce o apetite por esta exposição...

(c) Nelson Fernandes, 2009

(c) Nelson Fernandes, 2009

(c) Nelson Fernandes, 2009

(c) Nelson Fernandes, 2009

(c) Nelson Fernandes, 2009

(c) Nelson Fernandes, 2009

Mais fotografias do Nelson Fernandes podem ser visualizadas aqui.

Etiquetas: , , , ,

domingo, junho 07, 2009

A Junta de Freguesia de Cós tem novo site, mas ideias nem por isso

Soubémos hoje que a Junta de Freguesia de Cós tem um novo site. Fica aqui a ligação para o mesmo. E fica ainda o texto da mensagem que deixámos na respectiva "caixa" de sugestões. Achamos importante que se saiba como se trabalha em Portugal com a eufemisticamente chamada "sociedade civil". Os juízos fá-los-á cada um a seu modo.

Exmos Srs.,

Gostaríamos de começar por referir o facto, em nosso entender lamentável, de não haver no vosso site qualquer referência aos 5 anos de actividade cultural do Bazar das Monjas de Coz. Actividade essa feita sem qualquer apoio financeiro estatal e que tem vindo a ser abundantemente referida na imprensa local e regional. O mesmo já vinha acontecendo, aliás, com o vosso boletim informativo. Como somos filhos de boa gente, sentimos com mágoa a injusta omissão. Não podíamos pois perder a oportunidade de deixar aqui registado o nosso desagrado. Não é com esta arrogância que se constrói uma sociedade melhor e mais justa. Como sabem, ou deviam saber, o Bazar das Monjas teria tido todo o gosto em contribuir para este trabalho com algum do muito material que possui sobre a freguesia. Bastava para tal que nos tivessem contactado. Não o fizeram e não compreendemos porquê. Estamos, como sempre estivémos, disponíveis para colaborar em tudo o que seja benéfico para a nossa freguesia.

Para que não fique apenas esta nota de desagrado, deixamos ainda como sugestões de melhoria do (vosso) site as seguintes:

1 - Disponibilização de uma versão do site em língua inglesa;
2 - Referência a projectos culturais concretos desenvolvidos pelos vários agentes, incluindo colectividades e empresas;
3 - Referência a actividades de ocupação dos tempos livres de crianças e jovens promovidas pela Junta de Freguesia ou por outras entidades da mesma;
4 - Referências à ZICA, aos seus aspectos ambientais, e aos contributos das suas empresas para a comunidade local;
5 - Inclusão de ligações para outros sites de empresas e organizações da freguesia;
6 - Disponibilização de formulários online para pedido de licenças, autorizações e declarações que são da responsabilidade da Junta de Freguesia;
7 - Dados sobre o estado do ambiente da freguesia;
8 - Disponibilização de um mapa da freguesia com indicação dos principais pontos e locais de interesse;
9 - Disponibilização de relatórios, documentação e materiais de estudo sobre a freguesia;
10 - Um maior desenvolvimento e cuidado na preparação dos textos históricos que são apresentados.

Sem outro assunto de momento,

Cós, 8 de Junho de 2009

Raquel Romão
Valdemar Rodrigues

P.S. Não sendo políticos os objectivos que prosseguimos, não podemos deixar de notar, em relação aos Orçamentos e Contas da Junta de Freguesia de Cós, disponibilizados aqui, alguns aspectos que são politicamente relevantes. Restringimos esta análise à "leitura" da execução orçamental prevista no Plano Plurianual de Investimentos, em áreas e/ou domínios aos quais somos particularmente sensíveis, para o ano de 2008. Veja-se o resultado:

Cultura (zona envolvente do Mosteiro): Montante Previsto - 7.500 Euro; Montante Executado: 0 Euros; Taxa de Execução: 0%
Desporto, Recreio e Lazer (zona do Vale do Amieiro): Montante Previsto: 2.500 Euro; Montante Executado: 0 Euros; Taxa de Execução: 0%

De notar que estes investimentos, sendo pequenos face ao que a freguesia necessitaria, estão na categoria de Administração Directa, pelo que a sua não execução é da exclusiva responsabilidade da Junta de Freguesia. A atenção à cultura e ao desporto (para não falar do ambiente...) medem-se desta forma. Não é por serem pequenos que os gestos deixam de mostrar a "natureza" de quem os executa. O relatório também pode ser descarregado aqui.

sexta-feira, junho 05, 2009

MESSIAEN QUARTET em Cós

7 de Junho - domingo - 18 horas - Convento de Santa Maria de Cós
Piano, Violino, Violoncelo e Clarinete 5 euros
MESSIAEN QUARTET
Alexei Mikhailenko (clarinete), Ksenia Berezina (violino), Nicolai Chugaev (violoncelo), Zlata Chochieva (piano)
(1.º Prémio - Categoria B [média de idades até 30 anos] - do 1.º Concurso Internacional de Música de Câmara ‘Cidade de Alcobaça’)
Olivier Messiaen: Quatuor pour la fin des temps

LÁ ESTAREMOS!