terça-feira, maio 22, 2007

A Ermida do Bom Jesus do Calvário de Cós (vulgo Capela de Santa Rita) e sua história

Numa verdejante colina, virada para a aldeia de Cós, ergue-se a Ermida do Bom Jesus do Calvário de Cós (vulgo Capela de Santa Rita).

Sobre a história desta capela o Prof. Gérard Leroux publicou no Jornal O Alcoa do dia 2 de Fevereiro de 1995 um magnífico conjunto de textos, que a seguir reproduzimos e que fazem parte do espólio bibliográfico do Bazar das Monjas.

Imagem 1 de 4 (carregue sobre a imagem para ampliar)

Imagem 2 de 4 (carregue sobre a imagem para ampliar)

Imagem 3 de 4 (carregue sobre a imagem para ampliar)

Imagem 4 de 4 (carregue sobre a imagem para ampliar)

Quem foi Santa Rita?

Santa Rita, Santa Rita de Cássia ou a Santa de Todos, como a apelidou João Paulo II, em atenção à enorme influência que exerceu na vida da Igreja e na da sociedade, vivendo intensamente a maternidade física e espiritual. Santa Rita de Cássia. Nasceu em 1381, em Roccaporena, na Úmbria, Itália, e faleceu no mosteiro de Santa Maria Madalena, em Cássia, onde viveu durante 40 anos, no dia 22 de Maio de 1447, com a idade de 74 anos. Rita tornou-se advogada dos pobres e desesperados, obtendo para quem a invocou numerosas graças de consolação e conforto. Rita de Cássia foi a primeira mulher a ser canonizada no Grande Jubileu do início do século XX, a 20 de Maio de 1900, pelo papa Leão XIII. Ela agradou tanto a Cristo que Ele quis marcá-la com o sinal da sua caridade e da sua paixão.

Além do altar-mor, a Ermida do Bom Jesus do Calvário apresenta dois altares laterais, um dedicado a Santa Rita e outro à S.ª Piedade. No Domingo seguite à Quinta- Feira da Ascensão, celebra-se na ermida uma festa religiosa em honra da Santa.


Etiquetas: , ,