quarta-feira, fevereiro 20, 2008

.:: A QUIMERA DO OURO de Charles Chaplin :: 26 de Fevereiro :: Cine-Teatro de Alcobaça ::


CICLOS DE CINEMA 2008

MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS

A QUIMERA DO OURO

VERSÃO RESTAURADA DIGITAL EM 35 MM

TÍTULO ORIGINAL: THE GOLD RUSH

DE CHARLES CHAPLIN

26 FEVEREIRO :: 14H 30 E 21H 30

"Modernos São os Clássicos" é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema.

Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Michelangelo Antonioni, entre outros.

Prosseguindo o ciclo dedicado a Charles Chaplin, no próximo dia 26 de Fevereiro o programa apresenta "A Quimera do Ouro", obra realizada em 1925 e que era para o cineasta britânico o "filme pelo qual gostaria de ser recordado". É uma das maiores comédias de Chaplin e também um dos 100 melhores filmes americanos, segundo o American Film Institute. Em A QUIMERA DO OURO, o "Vagabundo" vai à procura de fortuna no Yukon e atravessa momentos difíceis que transforma, como sempre, em episódios de bom humor. A QUIMERA DO OURO estreou em 1927 no Cinema Tivoli e foi reposto, em 1961, no Cinema São João, no Porto.

Cada sessão mensal (o programa prevê agendar um filme sempre às terças) terá a presença de um crítico de cinema para debate com o público no final da sessão.

Pode ver o trailer de "A Quimera do Ouro" aqui:

http://www.spike.com/video/2672923