sexta-feira, julho 04, 2008

Sobre o lugar onde foi sepultada Dona Benta de Aguiar, Abadessa de Cós (1530-1578)

Este postal visa esclarecer uma dúvida que persiste: onde foi de facto sepultada D. Benta de Aguiar. Isto porque os historiadores Cristina de Pina e Sousa e Saul António Gomes no seu livro "Intimidade e Encanto" (Edições Magno, Leiria, 1998) referem, na pág. 89 do seu trabalho, que:

"(...) O epitáfio de D. Benta de Aguiar, sepultada no centro do coro monástico em 1578, onde recebia frequentemente a veneração piedosa das monjas (...)"

Tal afirmação é contudo incorrecta. No mesmo livro os autores apresentam, nas pp. 263-4, um documento da autoria do padre Jorge Cardoso (a indicação de Frei não é apropriada, tal cmo nos foi gentilmente indicado pelo Prof. Gérard Leroux) no qual se refere, a propósito de D. Benta de Aguiar, Abadessa de Cós), o seguinte:

(...) Causou seu tranzito em todos grande sentimento, por ser pessoa tan sancta, e amiga de Deos, e com o mesmo se lhe deu honorifica sepultura no Capítulo, onde por vezes a tem honrado, e acreditado o Ceo com particulares maravilhas.//

Assim, como sucedia com todas as abadessas, D. Benta, foi sepultada na Sala do Capítulo, edifício entretanto destruído e que ficaria situado algures entre a Cerca monástica e a Igreja do Mosteiro. Fica pois reposta a verdade histórica.

O Bazar das Monjas, que no Regulamento do PRADBA 2007 induziu os concorrentes no erro em que também fora induzido, apresenta assim publicamente as suas desculpas.