sábado, junho 20, 2009

OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES DE CRIANÇAS E JOVENS NO CONCELHO DE ALCOBAÇA (E ARREDORES)

Nenhuma sociedade que se pretenda civilizada permite que as suas crianças e jovens passem inutilmente (por exemplo em casa, defronte da televisão ou do computador) os mais de dois meses de férias escolares de Verão que o nosso sistema educativo proporciona. É por isso dever de todos, das famílias, das organizações da chamada "sociedade civil" e das entidades com resposnabilidades políticas (nomeadamente câmaras municipais e juntas de freguesias) providenciar às crianças e aos jovens actividades de ocupação produtiva dos tempos livres, permitindo-lhes alargar os seus horizontes de conhecimentos e valorizarem-se pessoal e humanamente. É, infelizmente, bastante pouco o que existe nesta matéria no nosso concelho de Alcobaça, e nomeadamente para os adolescentes e jovens com idades superiores a 12 anos. Porque achamos inportante divulgar estas actividades, deixamos aqui algumas sugestões, e pedimo-vos que nos contactem caso saibam de alguma actividade ou programa existente.

Para além do Agrupamento de Escuteiros 522 Coz, que de há muito organiza várias actividades de Verão, incluindo o seu célebre acampamento, louvável é também o programa da ESDICA de ocupação de tempos livres que abaixo indicamos (carregar sobre a imagem para ampliar).

Também soubémos que a Academia de Múisica de Alcobaça vai organizar este Verão pequenos cursos de intrumentos musical, ligando assim de forma excelente a ocupação de tempos livres à cultura musical dos nossos jovens.




Do vizinho concelho da Nazaré chegaram-nos novas sobre actividades educativas para crianças e jovens, organizadas pelo no excelente Museu Dr. Joaquim Manso. Aqui ficam indicadas para quem estiver interessado. Obrigado, ao Museu, pela comunicação. E parabéns pelas iniciativas!


1. Como se veste a Nazaré
Oficina pedagógica - atelier

Actividade infantil dedicada ao traje tradicional da Nazaré. Após visita temática ao Museu, recorrendo a miniaturas de peças de vestuário e a actividades de expressão plástica, os participantes podem ficar a saber mais sobre a estrutura deste tipo de traje e o seu enquadramento socio-económico, associando a descoberta de conhecimentos ao gosto lúdico pela moda e o vestuário.

Público-alvo: 6 aos 10 anos
Data: a partir de 23 Junho
Horário (duração): Terça-feira e Quinta-feira, 90 minutos
N.º de participantes: 25 (máximo)
Marcação prévia
Inscrição gratuita

2. Aprender com o barro
Oficina pedagógica - Atelier

Através da utilização do barro, as crianças constroem a sua interpretação de elementos da cultura local constantes do percurso do Museu Dr. Joaquim Manso. Paralelamente, será explorada uma pequena exposição didáctica sobre o emprego do barro nas artes de pesca e sobre uma antiga olaria existente na Nazaré.

Colaboração do Museu de Cerâmica, das Caldas da Rainha.

Público-alvo: 6 aos 10 anos
Data: Julho de 2009
Horário (duração): Quarta-feira e Sexta-feira, 90 minutos
N.º de participantes: 25 (máximo)
Marcação prévia
Inscrição gratuita

3. "(Re) Descobrir a Nazaré"
Visitas guiadas

Através de visitas guiadas e da partilha de saberes e memórias, o público pode (re) encontrar-se com a identidade cultural da Nazaré.

Público-alvo: público sénior
Data: Julho de 2009
Horário (duração): Terça a Sexta-feira - 40 minutos
N.º de participantes: 25 (máximo)
Marcação prévia
Inscrição gratuita

CONTACTO:

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho - Sítio
2450-065 Nazaré
telef. 262562801
fax. 262561246
e-mail: mdjm@imc-ip.pt mdjm.directora@imc-ip.pt>
http://mdjm-nazare.blogspot.com

O Armazém das Artes, em Alcobaça, promove também este Verão uma interessante iniciativa para ceianças dos 6 aos 12 anos. Trata-se de uma Oficina de Pintura, espaço que permitirá estimular nas crianças o gosto pelas artes. É mais uma iniciativa a saudar no nosso concelho!


(carregue aqui para ir oara o Armazém das Artes)

Etiquetas: ,