terça-feira, junho 13, 2006

O Problema do Acesso dos Visitantes ao Mosteiro de Santa Maria de Cós

Embora sejam conhecidas as condições actuais de degradação da envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Cós, incluindo o que resta dos dois pisos do dormitório das religiosas, cuja requalificação ansiosamente se aguarda, o facto é que o edifício correspondente à igreja, sacristia e coro das monjas constitui, para além do seu valor histórico, um conjunto de rara beleza e valor patrimonial. Os vários trabalhos de restauro e conservação levados a efeito pelos sucessivos governos da república, e o zelo da comunidade católica local no cuidado de tão valioso monumento nacional, têm permitido valorizar e manter este património, sendo de realçar os excelentes trabalhos de restauro do cadeiral do coro, bem como do tecto da nave central do templo.

Actualmente este magnífico conjunto patrimonial encontra-se encerrado ao público durante a maior parte do ano. As raras visitas ao local acontecem casuisticamente, em regra fruto da boa vontade da paróquia local, e sem qualquer acompanhamento qualificado. O Mosteiro não tem horário de abertura ou de encerramento, e a única certeza que existe em matéria de horário de funcionamento tem a ver com o calendário das cerimónias religiosas, designadamente as missas nas manhãs de Domingo.

Durante os dois meses de Verão tem acontecido haver alguém destacado através do Centro de Emprego de Alcobaça que presta serviços de apoio aos visitantes, em geral sem um horário bem definido ou apenas, como sucedeu no ano corrente, apenas da parte da tarde.

A situação descrita afigura-se de todo inaceitável, impeditiva do desenvolvimento do sector do turismo e nefasta para a economia local e nacional.

Há já algum tempo que o Bazar das Monjas vem desenvolvendo esforços no sentido de tentar mudar este estado de coisas, designadamente através de contactos com as entidades locais, pelo que continuamos a acreditar ser possível, além de desejável, aproveitar opotencial turístico oferecido pelo riquíssimo espólio monumental existente na freguesia de Cós, e especialmente na sede de freguesia, onde pontifica o seu magnífico Mosteiro Havemos pois de continuar, na esperança de chegarmos a uma solução que a todos convenha.

Etiquetas: , ,