quarta-feira, maio 07, 2008

Cantinho da Poesia

Uma leitora assídua do nosso blog, a Fany, enviou-nos dois poemas muito belos que decidimos partilhar aqui convosco. Eles representam um hino à defesa e valorização do nosso ambiente. Obrigados à Fany pela sua amizade, e votos de que continue a dar às palavras esse sentido essencial de beleza de que tanto vamos precisando...


DOCE LAMENTO

Num cantinho abençoado
Pertinho da beira-mar
Vivia uma donzela,
Muito alva e muito bela,
Translúcida ao seu olhar

Ela, era a FONTE,
Formosa no seu cantar!
Suas lágrimas corriam,
Deslizavam e fugiam,
De amor e de pesar.

Outrora fora muito amada
Por namorados, aos pares.
Hoje está bem desprezada,
E já nem é visitada,
Não ouvem os seus cantares.

E um dia...
Chorou,
Chorou,
Até que quase secou.

O velho RIO ali perto
Escutou o seu lamento
E ofereceu suas águas
Para calar esse tormento.

Doce rio, eu te agradeço.
Mal te ouço, estás doente?
Que é feito do teu vigor,
Das tuas margens em flor
Dos risos na nossa gente?

Afastaram-se de mim
Não sirvo para mais nada
Estou sujo e abandonado,
Nunca fui tão humilhado,
Saudades da criançada!

Junta-te a mim e cantemos
Alguém nos irá ouvir
Pois tudo o que nós queremos,
É tão pouco, bem sabemos
É voltarmos a SORRIR!


FEITIÇO

O Sol perguntou à Lua
Se o queria namorar
Mas a Lua que é matreira,
Pensou que era brincadeira,
E fugiu no seu luar...

O de Agosto?
É que nem pensar!
Pois um luar como esse,
Qualquer planeta agradece,
E faz o Homem sonhar.

E o Sol perguntou à Terra
Pela sua bela amada.

E a Terra já zangada,
Responde de voz irritada:

A Lua?
São fases...
Ela brinca aos namorados,
Deixa-os bem enfeitiçados,
E depois fá-los lunar...

Nem queiras experimentar!

Mas o Sol enfeitiçado
Não acata este recado
E murmura enamorado:

Vem daí sua marota
Não me deixes a sofrer
Vou perder o meu calor
Com falta do teu amor
Deixo a Terra arrefecer!

Arrefecer?
Julgas-me mal informada!
Quem é que anda “lunário”,
Neste sistema planetário,
E deixa a Terra queimada?

E como és temperamental
És o causador principal
Do aquecimento global!


Com esta ausência de amor
O Sol toldou-se de rubro
Fica bem incandescente,
Zanga-se com toda a gente,
E faz diabruras ao Mundo.

Então a Terra interveio
Para evitar calamidades.
Chamou os dois à razão
E disse algumas verdades:

Deixem de lado as vaidades!
Não deixem os homens sofrerem
Nem fauna e flora morrerem
Devido às vossas maldades

E desde então...

Sol a Lua de mãos dadas
Interagem com saber
E como respeitam a Terra
Prometem tudo esquecer
Não querem de modo algum,
Ser causadores em comum
Ver o Mundo perecer.

Etiquetas: